CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

 

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

 

A cada ano, as universidades brasileiras formam cerca de 40 mil engenheiros. Mas, para atender à demanda do mercado, deveria formar 90 mil. Nos próximos cinco anos, o país precisará contar com 300 mil engenheiros de todas as áreas. E uma das mais importantes – e carentes – é a da Engenharia Civil. A defasagem entre oferta e procura de engenheiros no setor da construção civil é recente – e uma herança da estagnação econômica do Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Muitos graduados trabalham em outras áreas, como a financeira e de marketing. Hoje, com a recuperação econômica, o país depende mais do que nunca dos conhecimentos técnicos específicos dos engenheiros civis. Sem eles, programas federais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Minha Cassa, Minha Vida, bem como as obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, podem simplesmente parar.

 

Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de Administração e Economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso.

 

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Eng. Civil de Infraestrutura; Eng. Civil e Amiental.; Eng. Civil Empreendimento; Eng. Civil-Aeronáutica; Eng. de Produção Civ); Eng. deTransporte; Eng. em Construção Civil.

 

  •  Para maiores detalhes do curso de engenharia civil clique aqui
  • Para um teste vocacional da profissão de engenharia civil clique aqui

 

Existe certa semelhança entre as profissões de Engenheiro Civil e Arquiteto, seguem algumas dicas: As duas profissões intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras de infraestrutura.

 

O Curso de Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

 

O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados tanto à Engenharia Civil (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) quanto da área de Humanas, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos pensam nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades (paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais, entre outras questões).

 

Consulte as grades curriculares de Arquitetura e de Engenharia Civil e você verificará as semelhanças e diferenças. Considere também que inovar e encontrar novas perspectivas também decorre do aprendizado que desenvolvemos durante a vida, ou seja, isto não é um "dom natural", com o qual nascemos. O curso de graduação em Arquitetura pode ajudá-la nesse sentido.

 

  • Para um teste vocacional da profissão de arquitetura clique aqui

 

MERCADO DE TRABALHO

 

O mercado para Engenharia Civil  está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura pelo engenheiro especializado em construções urbanas. A curto prazo, eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 criam vagas para o profissional em obras de estádios, aeroportos e linhas de metrô, por exemplo. Numa perspectiva mais ampla, o crescimento da economia e os programas do governo federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida, alimentam a demanda pelo profissional. "O crescimento também levou à necessidade de mais investimentos na área energética e de saneamento, com consequente ampliação de demanda em áreas relacionadas a essas, como recursos hídricos, saneamento e geotecnia", diz o professor Sergio Koide, da UnB.

Salário inicial: R$ 3.732,00 (6 horas diárias); fonte: CREA-SP.

 

O QUE FAZ O ENGENHEIRO CIVIL

 

Construção urbana

Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações

Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais

Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Infraestrutura

Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

 

 

MELHORES CURSOS

 

EXCELENTE

*****

Universidade Federal de Viçosa (UFV) – MG

Instituto Militar de Engenharia (IME) – RJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – SP
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – SP
Universidade de São Paulo (USP, campus de São Carlos)
Universidade de São Paulo (USP)

 

MUITO BOM

****

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – MG
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – MG
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – PB
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Estadual de Londrina (UEL) – PR
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Universidade Federal Fluminense (UFF) - RJ
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande (Furg) – RS
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – RS
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Guaratinguetá)
Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Ilha Solteira)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - SP