Iniciei a minha carreira acadêmica na cidade de Recife-PE, em 1983, no curso de  Engenharia Elétrica, na Escola Politécnica de Pernambuco (FESP), tendo cursado até o oitavo período. Em 1984 ingressei no curso de física na UFPE, onde conclui em 1988 a habilitação de Bacharelado de Física. Em 1994, conclui  o doutorado em Física, na área de Mecânica Estatística . Em 1994 fui fazer o meu primeiro estágio de pós-doutoramento no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada-UnB. Em 2007,  realizei mais um estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Em1996, ingressei na carreira do magistério superior na UFAM, onde atualmente sou Professor Titular do Departamento de Física da UFAM. Orientei diversos alunos de mestrado, doutorado e graduação (PIBIC e monografia). Ministrei diversas vezes esta disciplina de física 1 em algumas universidades brasileiras (UFPE, UFMG e UFAM).

 

A minha área de pesquisa é  física teorica, cujas principais linhas de pesquisas são magnetismo, supercondutividade e sistemas complexos. Tenho assumido alguns cargos administrativo desde 1996 no Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), como, por exemplo, Coordenador de Pós-Graduação e Chefe do Departamento. Atualmente sou o Coordenador local no Amazonas do Programa de Mestrado Nacional Profissional  de Ensino em Física (MNPEF), Professor Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Física da UFAM (PROFIS), UFSCar, UFMG, UFRR e UFMT, oriento quatro (04) estudantes de doutorado no convênio UFAM/UFSCar e na UFMG, dois (02) mestrandos na área de ensino de fisica (PROFIS) e dois (02) estudantes de PIBIC.

 

O curriculo completo você pode acessar aqui

O que quero ser? um bom Professor

Você pode destacar informações importantes ou anúncios em textos como este.

História do projeto       

 

Tendo diversos materiais (videos, artigos, palestras e notas de aulas) para a disciplina de física 1 (mecânica) ministrada para os cursos de ciências exatas e tecnológica, apresentamos neste site uma coletância destes materiais para ser usados pelos alunos que cursam esta disciplina ou equivalente, objetivando o maior aproveitamento nesta disciplina. Este material pode ser utilizado por qualquer outro estudante que venha cursar esta disciplina equivalente na UFAM ou outra universidade no país, como, por exemplo, as disciplinas Física 1E, Física Geral 1, Física A, Física Geral e Experimental A e Física para Computação na UFAM.