Matemática

 

Há dois caminhos básicos para se seguir no curso de matemática: Licenciatura ou Bacharelado (Pura ou Aplicada). Nos dois primeiros anos do curso a formação é geral, o aluno estuda os princípios da matemática, tais como cálculo ou equações diferenciais, assim como disciplinas correlatas como física, quimica, computaçao e estatística. Para quem escolher Licenciatura, do terceiro ano em diante, serão feitas matérias relacionadas a práticas de ensino e pedagogia. Para quem optar por ser pesquisador seguindo a linha da Matemática Pura e Aplicada, o curso vai prosseguir estudando técnicas matemáticas mais avançadas e complexas e a aplicação destas técnicas e integração a outras ciências.

 

Algumas dicas para ter uma carreira bem sucedida na Matemática são:

  • Participar de congressos, seminários, workshops, assistir a palestras, fazer contatos com os professores do curso e, se possível, com professores visitantes é importante para evoluir na carreira;
  • O profissional deve estudar muito, ler livros e artigos relacionados aos temas estudados e conversar com outros matemáticos para aprofundar e solidificar o conhecimento;
  • Existem áreas pouco exploradas pelas empresas, principalmente em processos que envolvem alta tecnologia e cálculos complexos, como aeroespacial e logística, para quem tem conhecimento de linguagem de programação. Por isso, é importante que o profissional fique atento a essas possibilidades,
  • A criatividade e o senso de oportunidade são fundamentais para o profissional em um mercado que não entende muito a importância da matemática de alto nível.

 

Você que está cursando matemática, mas ainda está com medo de acabar sem muitas perspectivas no mercado de trabalho? Então certamente você está entre as muitas pessoas que sustentam uma visão errônea sobre a ciência, construída com a ajuda de mitos que se tornaram muito populares. Atualmente, a chance de um matemático ou estatístico ficar desempregado é quase zero e as áreas de atuação são altamente diversificadas.

 

A Matemática é a ciência (exata) que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos na pesquisa pura e na ciência aplicada. Cria fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, tecnológica, de física e pesquisa, entre outras. Quem faz licenciatura está habilitado a lecionar nos ensinos fundamental e médio.

 

Tradicionalmente, o maior mercado de trabalho é o da docência, para os licenciados atuarem em escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio. Este é um mercado aquecido para o licenciado, pois o déficit de professores da área das Ciências Exatas é grande. Na UFAM os licenciados têm duas oportunidades especifícias para se qualificarem após formados: Mestrado em Ciências e Matemática ou Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PROFMAT).

 

O curso de Licenciatura em Matemática precisa ser encarado com muita seriedade, em razão de sua importância na maioria das áreas do conhecimento. Na faculdade, o discente utilizará de todos os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e Médio. A grade curricular engloba disciplinas como Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferenciais, Análise Matemática, Estatística, Geometria Analítica, Física, Computação, Probabilidade, Educação Matemática, Didática, Formas de Ensino, Prática Educacional Orientada, Políticas Educacionais, Psicologia da Educação entre outras. As grades curriculares podem variar entre as diferentes instituições de ensino

 

Os Bacharéis, principalmente aqueles que têm mestrado e doutorado, são contratados pelas universidades para ensino e pesquisa. "Há oportunidades também para atuar com atividades ligadas ao raciocínio matemático em bancos, no mercado financeiro e em empresas que utilizem modelagem matemática". Mas há carência de professores no país todo - destaque para o ensino médio em escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Na UFAM os bachareis têm a oportunidades para fazer Mestrado e Doutorado, todos estes programas de pós-graduaçap citados são no ICE, não necessitando sair para outro estado.

 

Nem todo matemático é professor: Apesar de ser o caminho escolhido por grande parte dos estudantes que optam pelo curso, ele está longe de ser o único. Os profissionais são muito disputados por bancos e agências de consultoria financeira – as universidades sequer dão conta de formar toda a demanda. Os ramos de gestão, logística e marketing também podem procurar matemáticos, e até o setor de extração de petróleo precisa deles, pois para as reservas serem identificadas, são necessários modelos para interpretar os sinais enviados ao subsolo. O trabalho na indústria também é uma possibilidade. Mas se a pessoa tiver mesmo a vocação para a docência, sempre pode optar por dar aulas e se consolidar na pesquisa, seguindo na carreira acadêmica.

 

O que pode fazer um matemático?

 

  • Análise numérica

Traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores.

  • Ensino

Lecionar em escolas de ensinos fundamental e médio. No superior, é preciso uma pós.

  • Modelagem

Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. o trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.

  • Matemática industrial

Atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários.

  • Matemática computacional

Desenvolver tecnologias e projetos para empresas.

  • Matemática aplicada

Aplicar técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais na solução de problemas em áreas variadas do conhecimento.

  • Matemática empresarial

Trabalhar com ferramentas matemáticas e técnicas de gestão para solucionar problemas relacionados às finanças, ao marketing e à logística.

 

Ao optar pelo Curso de Matemática, dê ênfase ao estudo diário, pois as disciplinas ligadas à Matemática e correlatas requerem esse tipo de comportamento, em virtude da complexidade dos conteúdos. Algumas pessoas pensam que no período da graduação se evolverá somente com cálculos e mais cálculos. Esse tipo de pensamento está errado, porque a Matemática exige muito raciocínio lógico e facilidade de interpretação, e isso se adquire com muita leitura. Tenha curiosidade em buscar os assuntos relacionados à história da Matemática, fazendo referência aos grandes matemáticos e seus estudos.

Não leve a sério conversas paralelas que dizem que o curso é dificílimo, somente para pessoas com índice de inteligência alta. Todos podem obter a graduação em Matemática, basta para isso, como já mencionei, levar o estudo muito a sério. O curso possibilita um descobrir científico de tudo que está ao nosso redor, explicando através de teoremas, demonstrações e comprovações, os alicerces da modernidade humana, bem como a tecnologia dos dias atuais.

 

Quanto ao salário, todos nós sabemos o quanto a educação é desprestigiada pelos governantes e empresários relacionados à educação. Mas com muito trabalho, estudo, dedicação e paciência conseguimos, no decorrer da profissão, almejar um salário satisfatório. Vale lembrar que em inúmeros concursos públicos a Matemática é abordada, isso se torna um ponto positivo para quem é graduado na área.